O Mundo... A paixão... O artesanato

 

“Quando se tem o dom de tocar e transformar... é muito fácil criar um mundo cheio de cores e formas... É o caso da artesã Bia, que vê beleza em tudo que seus olhos alcançam. Sua criatividade é constante. Ativa, ela não pára de produzir inusitadas peças que compõem nossos mundos.”

A artesã Maria Lucia Antonucci, 54, (curiosamente apelidada pelos familiares de Bia) casada há 30 anos com Cantídio Fernandes Silveira, 56, com quem tem os filhos Daniela, 28, e José Geraldo, 24, vive para o artesanato.
Desde menina, Bia vivencia a arte do artesanato. Quando tinha ainda 12 anos, aprendeu com sua adorável avó os primeiros pontos de crochê; desde então, sempre quis fazer e criar tudo que se relacione a arte do artesanato. Nunca mais parou de produzir. Quando ainda era adolescente tinha o sonho de trabalhar fora, seus pais não concordavam muito, até que um dia venceu seu pai pelo cansaço e foi trabalhar em uma lojinha, mas ele tinha que levá-la e buscá-la todos os dias. Então, resolveu dar-lhe uma máquina de tricô (que ela tem até os dias de hoje) e para sua felicidade começou a trabalhar em casa. Ela faz desde roupas adultas a infantis (o que mais gosta é fazer é coleção para bebês), costura, tricota, borda, faz crochê e arruma peças de roupas. Acham que é só isso?... Ela é capaz de construir um mundo inteiro, se deixarem! Pinta, faz trabalhos incríveis com bisqüis, desde imãs de geladeiras a suvenir.
Quem quiser dar um presente, principalmente se for aqueles emergenciais, aconselho a procurar a Bia. Você vai encontrar coisas incríveis e, o melhor, personalizadas. Todas as peças são exclusivas, por mais parecidas, sempre levam um toque diferenciado.
Ela diz ser apaixonada por artesanato e absolutamente tudo que os seus olhos podem ver ela logo transforma. Assim utiliza em suas criações desde lixo reciclado a pedras no jardim, ou sementes, ou que mais nós, “pobres mortais”, não puder imaginar.
Eu poderia utilizar aqui folhas e mais folhas para falar de cada trabalho que esta nobre artesã é capaz de produzir, porém acho que o melhor mesmo é visitá-la e conhecer este incrível mundo produzido por Bia, tão gigantesco que mal pode caber em nossas lentes.
Ela é ser um humano extremamente especial, que vê beleza em tudo e se alimenta apenas das coisas boas. Sua criatividade e energia vêm desta sua crença “a de viver bem”.
Freqüentadora de Ubatuba desde 1981, cidade que escolheu para viver até os finais de sua vida, comenta: “Acho que em Ubatuba os problemas são menores, quando saímos na rua e podemos observar tanta beleza”.
Seu sonho é ter uma lojinha somente sua com o nome Bia Artesanato, mas, enquanto isso não acontece, os interessados podem procurá-la (pois acredito que não há o que ela não faça) em seu ateliê residencial, sito a rua Balmoral, 156, apto.6.
Maiores informações pelo fone: 3833-3011.